terça-feira, 1 de setembro de 2009

Jet Lag - Meu corpo enlouqueceu!

O Jet Lag é uma espécie de fadiga/stress sofrido pelo corpo da pessoa que passa por uma alteração “radical” de fuso horário (mais de 4 horas de diferença), em pouco tempo. O famoso “relógio biológico” é formado por células cerebrais que controlam as funções corporais, como o sono e a fome, por exemplo. Essas células, para trabalhar, tomam por referência o ciclo regular de luz/escuridão, que acontece a cada 24 horas. Ou seja, o nosso organismo é acostumado com o ritmo de rotação da Terra e a luz do Sol é sua referência mais importante.

Quando atravessamos, de avião, vários fusos horários, alteramos a seqüência habitual dos períodos de atividade e de descanso. Por isso, nosso “relógio biológico” se desorienta, podendo causar alguns sintomas como: insônia e outros distúrbios de sono, cansaço, irritação, dores de cabeça, problemas de estômago e intestinais, diminuição do rendimento físico e mental, dentre outros.

O nome Jet Lag está diretamente relacionado às viagens de avião com mudanças de fuso horário (Jet, jato; Lag, diferença de tempo). Viagens longas, no sentido Norte ou Sul, podem causar cansaço; porém, o Jet Lag só acontecerá em viagens no sentido Leste ou Oeste.

A intensidade dos sintomas e o tempo de recuperação dependem da diferença horária entre a origem e o destino, mas também variam de pessoa para pessoa. Tem gente que já entra no novo “ritmo” um dia depois da chegada ao destino, depois de cruzar mais de 12 horas de fuso horário. E tem gente que demora dias até que o corpo se acostume com os novos horários. O importante é lembrar que o cérebro pode ser “reprogramado” para entender o novo ciclo de dia/noite e, portanto, o Jet Lag não é eterno. Mas pode demorar alguns dias.

Algumas dicas para diminuir os efeitos do Jet Lag:
- Um bom estado geral de saúde sempre ajuda!
- Alguns dias antes da viagem, tente ajustar seus horários de comer e dormir, aos poucos, aos horários do seu local de destino.
- Não coma em excesso antes ou durante a viagem. Beba bastante água.
- Durante o vôo, acerte seu relógio para a hora do destino o quanto antes. Movimente-se um pouco, de 2 em 2 horas, pelo menos.

Um comentário:

  1. Quando retornei da Nova Zelândia tive um Jet Lag bem intenso. Lembro-me de ter ficado pelo menos uma semana com os horários trocados (tinha fome de madrugada, queria dormir a tarde, por aí vai). Junto a isso veio um sentimento de saudades do país no geral: de como as coisas eram lá, do idioma, dos lugares, da segurança. Foi uma espécie de Reality Lag, bem mais demorada que o Jet Lag. Hoje, mais de 10 anos depois, tenho alguns flashbacks desta sensação.

    ResponderExcluir