quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O que é ser pai/mãe de intercambista?

Perguntei ao meu pai o que era ser pai de intercambista. A resposta dele foi tão completa (no sentido de cobrir toda a experiência mesmo), que eu tenho usado esse texto nas reuniões de Treinamento Intercultural que faço com os pais, principalmente da turma de High School.

Recado para meu pai: Obrigada! ;-)

A resposta:
“1- Ter confiança no filho.
2- Saber que o mesmo estará vivendo muito longe, portanto, não tem como resolver todos os problemas que ele vivenciará.
3- Lidar com os próprios sentimentos, como a saudade, de forma racional.
4- Aceitar as "loucuras" que o filho fará longe dos pais.
5- Durante o período, preparar-se para receber um filho que voltará diferente, mais adulto e sabendo o quer da vida.

Quando conseguimos atingir estes estágios, teremos um filho bem mais maduro, em todos os sentidos. No meu caso em particular, atingi os objetivos que tinha com os meus dois filhos, que era o de fixar a língua inglesa, além da vivência longe dos pais.
Se tivesse que repetir, o faria sem o menor problema.”

Erivelto, pai de dois intercambistas: Silvia (17 anos, High School / 20 anos, Curso de Inglês)
e Artur (21 anos, Work and Travel / 22 anos, Work and Travel de novo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário