sexta-feira, 5 de junho de 2009

O tempo do banho ("5 minute shower, please")

Hoje é Dia Mundial do Meio Ambiente. E, aproveitando que estamos em 2009, o Ano da Consciência Verde, vamos puxar aqui para o nosso Papo um tema que sempre dá pano pra manga nas reuniões de intercambistas que se preparam para viajar: o tempo do banho.

Cada país possui formas diferentes de lidar com seu meio ambiente e isso tem muito a ver com as características geográficas e estrutura administrativa daquele país. No Brasil, nosso clima é quente e temos a sorte de termos muita disponibilidade de água. Então, nos esbaldamos! Tomamos 3 banhos por dia, cada um de 15 minutos, os homens fazem a barba no chuveiro e as mulheres de cabelão nem pensam em desligar a água enquanto passam o xampu e o creme.

A questão é que na maior parte dos países do mundo não é assim. A água é pouca e a preocupação com o não-desperdício é muita. Aí, quando o intercambista chega na sua acomodação e escuta do host parent a regra de “5 minute shower, please”, começa o stress. “Esse povo é porco! Quem consegue tomar banho direito em 5 minutos?”, pensa o intercambista. Liga para a escola dizendo que quer trocar de casa, liga para a mãe no Brasil para reclamar e, quando descobre que todas as casas para qual ele for terão a mesma regra, acha que aquele país é mesmo uma droga!

Nessas horas é que vale a lembrança: consciência ambiental e mente aberta para aprender novos hábitos. Acostumar-se com o banho de 5 minutos é possível, sim. É questão de exercitar o hábito. E faz um bem danado! Para o meio ambiente, pois economiza nossa água (precisaremos dela no futuro). Para o intercambista, pois vai perder menos tempo no banho e poderá usar esse tempo curtindo o lugar em que está vivendo. É só fazer as contas: num intercâmbio de 1 mês, com 10 minutos a menos de banho por dia, são 5 horas a mais daquele lugar para aproveitar. Imaginem fazer a proporção para 1 ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário